Blog Jequiti - A mensagem negativa das cores
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti Voltar

A mensagem negativa das cores

19/07/2011 • Por Time Jequiti

Assim como as cores têm uma mensagem positiva para passar sobre nós, elas também podem passar uma mensagem ruim. Já falamos aqui sobre o que as cores tem para dizer de bom, e agora vamos falar o que elas podem passar de negativo.

Vermelho:pode ser um pouco agressiva, dependendo da aplicação. Indica-se evitar o uso quando se está muito cansado ou estressado, ou quando não se tem a intenção de dominar – como quando você precisa que seus colegas participem ativamente de uma interação em grupo, reunião.

Laranja:pode transmitir sensação de superficialidade, pouco refinamento. Evite usá-la em ocasiões profissionais.

Amarelo:pode se tornar cansativa, remeter à volatilidade, impulsividade, personalidade tumultuada. Não se recomenda o seu uso quando não quiser se destacar entre as outras pessoas.

Verde:pode vir a ser cansativo, transmitir previsibilidade, aversão, rigidez de conceitos. Quando você estiver em alguma situação de negociação, ou que haja necessidade de convencer outra pessoa é melhor não usá-la.

Azul:pode transmitir previsibilidade, conservadorismo, superioridade moral. Não é recomendado usar em situações que se deseja mostrar criatividade (discursos de marketing, vendas, relações públicas, reuniões de apresentação de projetos).

Rosa:pode transmitir falta de auto-confiança, pouca importância, previsibilidade. Evitar seu uso em situações de tentativa de quebra de dominância em relação à outra parte, como pedir uma promoção ao chefe, jantar com clientes.

Violeta:pode transmitir estranhamento, imaturidade, superioridade. Seu uso deve ser evitado em situações iniciais, em que ser aceito é necessário.

Branco: se não estiver impecavelmente limpo pode transmitir desleixo e falta de cuidado. O look total branco traz sensação de resfriamento, deve ser reservado para lugares de

clima muito quente; salvo profissionais que devem usar branco diariamente.

Cinza:pode transmitir indefinição, insegurança. Melhor evitar seu uso em ocasiões que se queira ser notado ou que precise ter poder de realização, de comando.

Marrom: pode transmitir mesmice, falta de sofisticação. Indica-se evitar seu uso quando deve-se mostrar disponibilidade a correr riscos ou quando não se está disponível para ouvir os problemas alheios.

Preto:  pode parecer negativo, sem vida, alheio aos outros,de luto. Deve ser evitado em situações que se deseje proximidade com os outros. Apesar de disfarçar imperfeições no corpo, evidencia mais facilmente imperfeições no rosto e cabelos.

Ótima dica para não errar no dia-a-dia, nem em ocasiões importantes!