Atraindo clientes através das redes sociais
22/05/2012 • Por Time Jequiti
Todo mundo tem falado sobre a revolução que as redes sociais estão causando no mundo corporativo, mas como você e seu negócio podem usufruir dessa onda? Se você ainda não sabe, a gente te conta.
Não existe segredo, apenas muito trabalho, dedicação e estudo. Confira algumas dicas para atrair clientes através das redes sociais e alavancar seus negócios.
Escolha as redes: estude quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público alvo. Geralmente, os consumidores costumam optar por pesquisar a respeito de marcas pelo Facebook, Twitter e Orkut, mas há diversas outras opções e plataformas.
Seja relevante: espalhe conteúdo útil para seu potencial cliente ou setor, com informações que eles possam usar no dia a dia. Não importa se é conteúdo produzido por você mesmo ou conteúdo pronto sobre um determinado assunto.
Interaja: o foco principal das redes sociais é ser social. Exerça esse lado e faça interações com seguidores, usuários e até mesmo outras empresas, se for o caso.
Equilíbrio: Encontre o volume de notícias que você publica nas redes. É importante estar sempre presente, não sumir ou passar a impressão de que os perfis não estão sendo atualizados, mas também deve-se cuidar para não lotar as páginas com muita informação.
Atendimento e monitoramento: nas redes sociais, todos têm poder de voz. Fique de olho no que as pessoas falam de sua empresa e procure respondê-las o mais rápido possível. Há várias ferramentas para ajudar no monitoramento. Informe-se de quais são, aprenda como elas funcionam e usufrua o máximo que elas têm a oferecer.
Invista em publicidade: se você tem verba extra para isso, estude as opções existentes em cada rede fazendo campanhas publicitárias para acelerar o processo e atrair potenciais clientes com o perfil de sua empresa ou marca. O boca a boca é o melhor anúncio, mas nada como poder contar com uma forcinha para conseguir novos clientes.
Para ter sucesso e evitar problemas, lembre-se sempre que os perfis das redes sociais são reflexos diretos da postura e visão de sua empresa, então é fundamental agir com educação e bom senso também no mundo virtual.
Seguindo esses parâmetros, você terá um excelente canal para entrar em contato com seu público e medir a satisfação de todos, seja você parte de uma empresa grande, pequena ou até mesmo um empreendedor de venda direta.
Imagem: reprodução.