Blog Jequiti - Como ensinar seu filho a arrumar o quarto
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Como ensinar seu filho a arrumar o quarto

22/11/2012 • Por Time Jequiti

As brincadeiras, assim como a bagunça que costuma acompanhá-las, são fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Ensiná-los a organizar o ambiente após brincar também pode fazer parte do processo de aprendizagem de suas responsabilidades em casa, e não precisa ser uma tarefa difícil. Confira abaixo algumas sugestões e coloque-as em prática hoje mesmo!

Dê ordens específicas: para os pequenos, é difícil compreender comandos como "arrume a bagunça" ou "organize seu quarto", então seja específico. Prefira dizer o passo a passo da organização, como "tire os brinquedos do chão, guarde-os na caixa e guarde a caixa no armário".

Brincar enquanto organiza: para a tarefa não ter teor de obrigação, proponha brincadeiras para ajudar na organização. Um bom exemplo é fazer uma competição de quem guarda os brinquedos mais rápido ou de quem guarda mais coisas em menos tempo.

Crie uma rotina: crianças necessitam de uma rotina diária, então aproveite para estabelecer horários ou momentos para arrumar a bagunça. Ressalte como é vantajoso manter o ambiente sempre limpinho e ajeitado, como será mais fácil encontrar seus brinquedos favoritos e como eles durarão por muito mais tempo quando forem recolhidos logo após brincar.

Incentive-os: a melhor maneira de ensinar é através do exemplo, então garanta que o quarto dos pais e a sala, por exemplo, estejam sempre em ordem. Convide as crianças para te ajudar a arrumar seu quarto e ajude-as a arrumar os delas, sempre procurando fazer isso como se fosse uma brincadeira, e não um fardo para ambos.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti O Estojo Óllio conta com 2 Óleos Hidratantes de 100ml cada, nas fragrâncias Amora Preta e Macadâmia e Baunilha e Fr… https://t.co/jExK02mozU 24 de March de 2019 - 20:00