Desintoxique!
18/07/2011 • Por Time Jequiti
Quem nunca sentiu aquela sensação de mal estar depois de passar da conta nas guloseimas e comidas gordurosas, não é? Quando isso acontece, vira e mexe, acabamos causando alguns estragos ao nosso organismo com as toxinas – conservantes e corantes, por exemplo – que reinam nesses alimentos.
Para balancear, alguns alimentos podem ser fortes aliados na hora de se desintoxicar, tornando esse processo mais natural e saudável.
Abacaxi: diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
Arroz integral: é rico em fibras, por isso faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.
Maçã: possui muitas fibras, que funcionam como uma esponja dentro das artérias, limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Além disso, são antiácidas, fazendo com que o fígado seja ativado e dissolva o ácido úrico, que retém os líquidos.
Mel: além de adoçar sucos e chás naturalmente, pode ajudar a tratar doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite, e ainda auxilia em problemas de circulação e dos músculos.
Gengibre: estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo, além de conter pequenas quantidades de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.
Melancia: tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Quando combinada ao gengibre, em um suco, formam um poderoso desintoxicante.
Laranja: ajuda no funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço. É uma rica fonte de vitaminas e minerais.
Couve: é rica em ferro, que ajuda na formação de hemoglobinas, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos.
Berinjela: é indicada para casos de indigestão e prisão de ventre, por ser extremamente digestiva, nutritiva e laxante.
Hortelã: rica em vitamina A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. Pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.
Salsão: é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal.
O melhor é evitar os abusos, mas como ninguém é de ferro, que tal ter sempre esses alimentos em casa para evitar maiores danos?
Fonte: Minha Vida