Em um cenário que tudo se tornou ainda mais digital, as redes sociais também ganharam mais força nos últimos meses! Levando em consideração tudo isso, elaboramos um material com dicas de uso do Instagram para que todos possam utilizar este aplicativo da melhor maneira!
Neste material vamos falar sobre: recursos, transmissões ao vivo, dicas e diferenças dos stories e das publicações no feed do Instagram, conta comercial x conta normal e nosso enxoval de conteúdo dos produtos da Jequiti.
Aproveitem o conteúdo produzido pelo time de Treinamentos e certificado pelo time de Redes Sociais Jequiti!
-
Dica 1 - Aproveite os recursos e ainda mais as novidades da rede
O Instagram foi lançado em 2010 e após diversas atualizações, se tornou uma relevante rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, permitindo aplicar filtros digitais e compartilhá-los em poucos segundos. Há 10 anos, o Instagram traz novidades aos seus usuários, com foco em rapidez e inovação. Um exemplo disso são os stories, que muitos dizem que foi uma adaptação de uma outra rede social, o Snapchat. Outro exemplo, é o recurso IGTV, que também parece ter uma referência ao YouTube.
No entanto, podemos resumir que atualmente o Instagram tenta, entre suas versões, mesclar tudo o que há de bom nas outras redes de forma rápida e inovadora em si mesmo.
Por isso, a nossa dica 1 é aproveitar os recursos e não manter somente posts padronizados. Por exemplo, o recurso mais recente do Instagram é o Reels, que tem uma referência ao tipo de recurso do TikTok, uma função do aplicativo que permite produzir vídeos criativos de até 15 segundos. Com isso, no feed, o próprio Instagram, provavelmente, dará mais visibilidade de alcance para as publicações que estejam no formato da novidade da plataforma. Em outras palavras, quem postar um Reels hoje (agosto/2020) terá mais alcance, ou seja, será visto por mais usuários, do que uma imagem estática.
-
Dica 2 - Stories x Publicações no feed
Antes de apresentar as diferenças, vale contextualizar. Os stories e as publicações no feed são dois tipos de recursos superpopulares da rede social. O Instagram nasceu somente com o tipo de compartilhamento de publicações no feed. Ou seja, uma pessoa ou marca postava uma foto e ela ficava vinculada ao perfil dela ou dele até que ela fosse excluída ou arquivada. E, junto da tendência de rapidez da comunicação, o Instagram lançou os Stories, que permite que os usuários publiquem fotos e vídeos rápidos que só podem ser visualizados por um período curto de tempo, pois saem do ar em 24 horas.
Por isso, a grande diferença dos dois recursos é o tempo. O que for mais urgente, descolado e factível vale ser compartilhado no stories. E, o que for menos urgente, vale para o feed. Porém, isso não são regras, somente dicas e possibilidades.
-
Dica 3 - Filtros, ferramentas e dicas para stories
Agora que você já sabe o que é o storie do Instagram, vale contar que ele possibilita vários tipos de efeitos e edições para postar. Vale brincar com a coloração da imagem, criar boomerang, que é um efeito que deixa o vídeo em looping, criar textos, publicar gifs ou músicas junto, configurar contagem regressiva, etc.
Para conteúdos completos sobre o recurso, selecionamos dois textos de sites que são referência sobre o assunto:
Além dos recursos acima, queríamos alertar para a infinita possibilidade de conteúdos que é possível através dos filtros.
Por exemplo, nessa publicação: https://www.instagram.com/p/CDRfUdrHLr4/, onde o influenciador se projetou em um fundo diferente de onde estava. Para fazer isso, ele usou o filtro "Green Screen", escolheu a imagem de fundo e interagiu. Por aqui, pensamos, já pensou em falar sobre o Episódio ou sobre um lançamento Jequiti projetando ele de fundo?
O mais positivo dos stories é que, apesar de ele ficar "enfileirado" na home do usuário, a ordem de exibição é classificada de acordo com os perfis que você mais interage. Os stories, ao contrário das publicações normais, são entregues para 100% dos seguidores.
-
Dica 4 - Edições, ferramentas e publicações no feed
Como comentamos na dica anterior, as publicações fixas não são entregues nos feeds de 100% dos seus seguidores por causa da forma que os algoritmos da plataforma trabalham. Mas, se o seu seguidor acessar o seu feed, ele encontrará a publicação.
Nesse formato, também é possível fazer alguns ajustes de coloração nas imagens e vídeos, além de outras edições que a ferramenta proporciona. Mas, o grande diferencial aqui, são os textos/ legendas das publicações que podem (e devem) ter #hashtags para que sejam encontrados facilmente no ?pesquisar?.
O que são as #hashtags?
Uma hashtag pode ser uma palavra ou uma frase composta por letras e/ou emojis, que se escreve tudo junto (sem espaços) e que começa com o conhecido símbolo de "jogo-da-velha" (#). Estas hashtags servem para organizar os conteúdos publicados nessa rede social.
Sendo assim, é legal usar palavras do segmento da venda como: #beleza, #empoderamento, #cuidado, #maquiagem, #make, #cabelo, etc.
-
Dica 5 - Transmissão Ao Vivo
Esse recurso teve uma superalta no primeiro semestre de 2020. Em resumo, a live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo, como temos no Facebook, YouTube e etc.
O legal do Instagram, apesar de ter algumas regrinhas (como tempo máximo), é que ao ficar como "ao vivo" ele fica em destaque na fila de stories e possui um chat muito interativo e fácil de acompanhar ao mesmo tempo. Além disso, é possível dividir a tela ao vivo com mais um usuário que segue você.
Dica 6 - Ideias para você
Prospecção pelo Instagram? É possível! Aproveite para buscar hashtags que façam sentido e que pode ser um filtro de perfis de possíveis consultoras e clientes;
Procure responder ou interagir com os comentários que receber nos posts. Relacionamento é sempre bem-vindo e ajuda no engajamento;
Agora que você já aprendeu tudo isso? Que tal colocar em prática e compartilhar todas as nossas novidades com os seus contatos?!