Empreendedorismo: 4 pontos fundamentais
13/11/2012 • Por Time Jequiti
Quem está no ramo do empreendedorismo, seja através de uma pequena empresa ou até mesmo da venda direta, sabe bem que agradar o cliente é um ponto importantíssimo para seu negócio prosperar.
Confira os quatro pontos fundamentais quando o assunto é satisfação do consumidor e procure aplicá-los em suas ações diárias.
Respeito: todos devem ser tratados com muita educação e respeito, mesmo os mais mau humorados. A propaganda boca a boca positiva ainda é uma grande fonte de indicações, e isso vale para seu público alvo, fornecedores e prestadores de serviço também.
Conexão: tente conectar-se à realidade e necessidades de seu cliente no momento da compra. Mantenha um ambiente agradável, onde ele se sinta à vontade para conversar com você de maneira natural. Atenda cada um deles de maneira individual, fugindo do script e direcionando seu foco para oferecer uma solução que encaixe-se com o que ele precisa naquele momento.
Proatividade: não tenha preguiça na hora de oferecer seus serviços, mas atente-se para não sobrecarregar o cliente com informações, opções ou perguntas demais. Especialistas sugerem que sejam oferecidas apenas três opções de produtos que atendam à necessidade da pessoa, pois é o suficiente para agradá-la. Cuide também para que toda a experiência seja tranquila, desde o contato inicial até o pagamento.
Credibilidade: seja transparente com seus consumidores, não omita informações e não minta para fechar negócios. A integridade em suas atitudes e práticas comerciais é um grande chamariz de novos contatos positivos. Caso não tenha alguma informação que seu cliente necessita, aja com sinceridade e diga que se informará a respeito.
Imagem: reprodução.