Empreendedorismo: aposte na internet
06/11/2012 • Por Time Jequiti
Você sabia que cerca de 80 milhões de brasileiros têm acesso à internet e utilizam suas ferramentas para se conectar a amigos, parentes e colegas de trabalho diariamente? É por isso que para empreendedores e profissionais independentes, a internet pode ir além do compartilhamento de informações e se tornar uma plataforma para fazer negócios. Confira algumas dicas de especialistas para seu negócio crescer junto com a internet.
Antes de começar: pense no público que gostaria de atingir. Os seus consumidores estão na sua cidade ou também em outros estados? Como quer se comunicar? A comunicação deve ser coerente e lógica, desde os cartões de visita até o conteúdo de seu site ou rede social e como você conversa com os consumidores.
Estabeleça sua presença na internet: crie uma página na internet para seu negócio, apresentando as informações de maneira clara, organizada e atraente para seu público. Se trabalhar com venda direta, por exemplo, aproveite para compartilhar promoções, informações sobre os produtos e divulgar imagens ou vídeos da marca. As opções são diversas e há serviços gratuitos de hospedagem e publicação de sites ou blogs.
Aproveite as redes sociais: elas são uma ferramenta poderosa para atingir seu público alvo. No Brasil, 90% dos usuários de internet usam redes sociais, então não perca tempo e crie contas em plataformas atraentes para seus consumidores, como Facebook, Twitter, Google+ ou Pinterest. E lembre-se de sempre agir com profissionalismo.
Meça os resultados: monitore a quantidade de acessos, comentários positivos ou negativos e comportamentos dos seus consumidores. Desta forma, você poderá fazer alterações em seu plano de negócios e também na comunicação na internet para alavancar seus contatos e vendas.
A cada dia que passa, milhares de novos usuários entram para o mundo da web, e cada um deles pode ser um potencial cliente. Atente a estas dicas e invista no mundo online para seu empreendimento.
Imagem: reprodução.