Empreendedorismo: para não perder oportunidades
02/10/2012 • Por Time Jequiti
Às vezes deixamos uma boa oportunidade passar apenas por termos medo da mudança, dos contras e do que pode vir a acontecer. Talvez esta oportunidade fosse única e mudasse completamente nossa vida para a melhor, mas nunca saberemos por não termos tentado este caminho.
Se você já esteve nesta situação ou tem medo de dar um passo por ter insegurança no futuro, veja algumas dicas para driblar todo esse medo e encarar o futuro com mais motivação e ousadia.
Observação: somente com a experiência na prática essa sensação de insegurança será vencida. Você deve avaliar muito bem se suas impressões são emocionais ou racionais. O simples ato de falar sobre isso com alguém pode ser suficiente para superar qualquer insegurança.
Perspectivas: quanto maior a habilidade de olhar as situações de vários ângulos diferentes, maior a chance de tomar boas decisões. Converse com pessoas mais experientes em sua área ou pessoas que já passaram por situações semelhantes para ouvir suas opiniões e experiências.
Diálogo: assim como acontece em um relacionamento conjugal, em um novo empreendimento o diálogo é fundamental para alinhar expectativas e reduzir a insegurança.
Saiba quando parar: a dificuldade para romper laços costuma ser reflexo de uma carência pessoal, que pode ter origens diversas. O primeiro passo é perceber que isto está acontecendo, e depois é necessário aguçar sua observação sobre a situação, seja ela qual for. Ao contrário do que muitos pensam, saber quando algo não está dando certo e optar por terminar um ciclo que não vai para frente não é sinal de fraqueza, e sim de segurança e confiança em suas decisões.
Peça desculpas: saber quando você agiu ou disse algo errado também é importante, então assuma a consequência de seus atos, sejam elas boas ou ruins. Os maiores benefícios de se retificar, além de demonstrar maturidade, são cultivar a própria flexibilidade e preservar relacionamentos ? profissionais ou pessoais. Você só tem a ganhar.
Imagem: Worthy Thoughts.