Exercícios Aeróbicos x Anaeróbicos
21/05/2012 • Por Time Jequiti
Para conquistar um corpo em forma, é necessário combinar a alimentação balanceada a exercícios físicos. Esta atividade física pode ser tanto a prática de um esporte quanto treinos localizados, e é aí que entram os termos "aeróbico" e "anaeróbico".
Você sabe o que estes termos significam e como aplicá-los em sua grade de atividades?
Exercícios aeróbicos: são contínuos e prolongados, com movimentos não muito rápidos que estimulam o metabolismo - logo, ajudam a perder peso. Alguns exemplos bem comuns são a corrida, caminhada, natação e dança. Eles aprimoram a resistência respiratória e levam a uma boa condição física.
Exercícios anaeróbicos: são aqueles de alta intensidade, curta duração e envolvendo um esforço intenso, que tem como objetivo principal o aumento de massa muscular. Estes exercícios podem ser tanto de velocidade com ou sem carga de peso (ciclismo e natação), lentos com carga (musculação) ou lentos sem carga (ginástica localizada).
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos se complementam, mas para definir qual é o melhor tipo de exercício para você é preciso ter em mente qual é seu objetivo: perder peso ou adquirir massa muscular? Os aeróbicos queimam muitas calorias e são os responsáveis por aumentar o pique e a resistência à fadiga, além de ajudar a reduzir o estresse. Já os anaeróbicos são mais indicados para quem procura construir e fortalecer os músculos.
Na dúvida, consulte seu médico para saber qual é o exercício mais indicado para você. Depois é só aproveitar todos os benefícios que uma vida saudável e ativa trará!
Imagem: reprodução.