Harmonizando a vida profissional e a pessoal
08/05/2012 • Por Time Jequiti
Toda mulher tem dentro de si uma malabarista. Profissional exemplar, mãe, esposa, dona de casa e, ainda por cima, cuida da beleza e do bem estar de todos a sua volta. Não é fácil para ninguém, mas também não precisa ser impossível.
Confira algumas dicas para harmonizar sua vida pessoal e profissional sem estresse, e ter mais tempo para cuidar de si mesma.
Trabalhe durante o expediente: assim como deveríamos apenas trabalhar durante nosso expediente, também deveríamos apenas viver a vida quando estivermos fora do trabalho. Especialmente durante os primeiros anos de um relacionamento ou durante a infância de seu filho, evite levar trabalho para casa. Assim é mais fácil ter harmonia em sua vida pessoal e manter-se sempre bem disposta e empolgada com seu trabalho.
Divida tarefas: não importa se você é casada, mora com o companheiro ou divide aluguel com os amigos, é essencial dividir as tarefas de casa para que ninguém fique sobrecarregado. Faça uma tabela de atividades que cada um deve fazer durante a semana ? e as crianças também podem e devem ajudar nestas tarefas, contanto que não conflita com seus horários de estudos e lazer.
Defina horários: reserve um tempo para sua família, para seus amigos e para você mesma. Você pode tanto estipular um mínimo de horas semanais ou até marcar um dia específico em sua agenda. As pessoas que te amam e te apoiam também merecem um tempo exclusivo de sua atenção.
Seja paciente: não dá para ser mulher maravilha o tempo todo, não é verdade? Reduza suas cobranças consigo mesma e saiba esperar pelo momento certo de realizar um próximo passo importante em sua carreira, como uma promoção, por exemplo. Não tente abraçar mais do que seus braços conseguem segurar.
Compartilhe experiências: muitas de suas preocupações e receios podem também ser os mesmos de suas amigas. Dividir experiências com elas irá fortalecer os laços de amizade e terá um efeito positivo em todas as partes.
Imagem: reprodução.