Incentivando a independência dos filhos
23/07/2012 • Por Time Jequiti
Incentivar a independência dos filhos nem sempre é algo tão fácil para os pais, mas é importante para que eles tenham autonomia no futuro.
Os pais que querem ver seus filhos como jovens autônomos e responsáveis quando adolescentes, devem ter em mente que este processo deve ser feito com calma e ao longo de muitos anos. Confira abaixo algumas dicas de como reforçar a confiança e responsabilidade em cada fase de crescimento das crianças.
Primeiros anos: a criança precisa se acostumar a passar tempo consigo mesma e a fazer coisas triviais sem depender de outra pessoa, para incentivar a independência física e psicológica. Pequenos hábitos como amarrar os sapatos, colocar a roupa, comer, escovar os dentes e brincar sozinho são ótimos estímulos para a autonomia da criança.
Adolescência: a linha entre ser um pai participativo e um pai que sufoca é muito tênue. Nessa fase, a monitoração das atividades (ao invés do controle delas) e a conversa são fundamentais para manter os laços entre pais e filhos. Aproveite para estabelecer uma mesada fixa e começar a ensinar seu filho adolescente sobre a importância de controlar suas finanças, pois isso dará noções de responsabilidade e autocontrole ao jovem.
Amigos e família: fazer parte de um grupo é significativo em todas as fases de nossa vida, mas especialmente na adolescência. Os jovens têm a necessidade de se identificar com outras pessoas e isso é extremamente saudável, pois o ensinará a lidar com diferentes personalidades e ideias. Se você é um pai muito preocupado em relação às amizades, mas também não quer prender seu filho, incentive passeios com outros membros da família como irmãos e primos, por exemplo.
Imagem: reprodução.