Nem demais, nem de menos: Ferro
24/08/2011 • Por Time Jequiti
Muita gente sabe que o ferro é um mineral muito importante para saúde, mas você sabe realmente para o que serve esse mineral, o que acontece se você consumir demais, de menos e onde encontrá-lo?
Para que serve? O ferro participa da síntese de proteínas, das células vermelhas do sangue, do transporte de oxigênio e da renovação celular.
Se eu ingerir demais? A ingestão em excesso de ferro pode causar intoxicação. Fique atento à quantidade recomendada. Normalmente, homens adultos necessitam de 10 mg/dia, mulheres adultas requerem 15 mg/dia, gestantes requerem 30 mg/diários. As necessidades de crianças variam entre 6 e 12 mg/dia.
E de menos? Alguns sintomas que apontam para a carência de ferro são a fadiga, pele e mucosas pálidas, dificuldade de aprendizado e apatia nas crianças. Sua deficiência pode resultar em anemia.
Quais são as fontes? Carnes vermelhas, carnes de aves e peixes. Folhas de cor verde-escura, como agrião, couve, cheiro-verde. Feijão, fava, grão-de-bico e lentilha. Nozes, castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo e o açaí também. É possível encontrar no mercado alimentos que originalmente não são fontes primordiais de ferro, mas que foram enriquecidos com o mineral.
Não se esqueça que, para uma alimentação saudável, é de extrema importância consultar seu médico, pois ninguém melhor que ele para avaliar sua saúde e indicar uma dieta saudável.
Imagem: divulgação