Nem demais, nem de menos: Ômega 3
13/09/2011 • Por Time Jequiti
O Ômega 3 é um tipo de gordura conhecido como ácido graxo essencial e que o corpo humano não é capaz de produzir. Por isso, é preciso consumir alimentos que contenham Ômega 3 ou então ingeri-lo em forma de suplementos alimentares.
Para que serve? Pesquisas apontam que sua ingestão é benéfica para o coração e todo o sistema circulatório, entre eles atividade anti-inflamatória, combate ao entupimento de vasos sanguíneos, redução dos níveis de colesterol ruim LDL e triglicerídeos, aumento do colesterol bom HDL e redução da pressão arterial. Também diminui o risco de desenvolver doenças como diabetes, asma, artrite reumatóide e traz benefícios para o humor.
Se eu ingerir demais? Quando consumido em excesso, pode aumentar o risco de câncer de próstata, gerar dificuldade de coagulação e sangramentos excessivos.
E de menos? A deficiência de Ômega 3 está ligada a doenças como depressão, esquizofrenia, déficit de atenção, hiperatividade e agressividade, todas que afetam o Sistema Nervoso Central.
Quais são as fontes? As melhores fontes são os peixes, sementes de linhaça, castanhas, nozes, óleos vegetais e as folhagens verde-escuras. Em geral, é indicado que seja feio o consumo de 1g/dia em substituição de outras gorduras.
Não esqueça que é muito importante consultar o seu médico para avaliar o tipo de alimentação maissaudável para você.
Imagem: reprodução