Nem demais, nem de menos: Vitamina B1
13/10/2011 • Por Time Jequiti
Melhor do que saber os nutrientes que são importantes para o nosso corpo é enteder porque cada um deles faz a diferença. Já falamos aqui sobre o Ferro, o Zinco, o Ômega 3, a Vitamina C e o Potássio e hoje vamos falar sobre Vitamina B1, a Tiamina.
Para que serve?Atua na transformação de energia no nosso organismo e na manutenção do sistema nervoso. Por não se armazenar no organismo, deve estar presente diariamente na alimentação.
Se eu ingerir demais?Grandes quantidades podem interferir no metabolismo das outras vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 e B12), mas seu excesso é eliminado pela urina.
E de menos? Pode levar a vômitos, insônia, palidez, taquicardia e dilatação cardíaca. Sua dose diária recomendada pode variar entre 0,2 mg, no caso de lactentes, a 1,4mg, no caso de mulheres grávidas ou amamentando.
Quais são as fontes?Arroz integral, aveia, amendoim, castanha-do-Pará, gema de ovo, fígado, cereais integrais, entre outros. Deve-se tomar cuidado para não ingerí-la junto aos alimentos que possuem a enzima tiaminase, presente em peixes de água doce e mariscos crus, por exemplo.
Não esqueça que, para uma alimentação saudável, você deve consultar seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para avaliar sua saúde e lhe dizer o que fazer para ter uma alimentação balanceada.