Nem demais, nem de menos: Vitamina C
21/09/2011 • Por Time Jequiti
A Vitamina C, assim como as outras vitaminas, é um composto orgânico que não é produzido pelo nosso organismo. Logo, deve ser adquirida através do consumo de alimentos.
Para que serve? Atua no fortalecimento do sistema imunológico, combate os radicais livres, e aumenta a absorção de Ferro no nosso organismo.
Se eu ingerir demais? A dose diária recomendada para pessoas acima dos 15 anos é de 60mg e pode chegar a 100mg, como é o caso dos fumantes. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o nosso organismo utiliza o que é necessário e elimina o excedente. Mas, no caso de ser consumida em excesso, como acontece no caso de suplementos vitamínicos que chegam a oferecer até 35 vezes mais do que a quantidade diária recomendada, pode causar náuseas, cólicas, diarreia e até cálculos renais.
E de menos? A falta de Vitamina C pode causar esquimoses na pele, sangramentos nas gengivas, infecções, feridas mal cicatrizadas, dores nas juntas e perda de dentes.
Quais são as fontes? Frutas e verduras frescas, como morangos, cajú, mamão, kiwi, laranja, acerola, manga, pimentão vermelho ou verde, couve e ervilhas, além dos suplementos vitamínicos.
Fale com o seu médico e peça para ele lhe recomendar uma dieta saudável de acordo com a sua saúde.
Imagem: reprodução