Qual é seu peso ideal?
07/05/2012 • Por Time Jequiti
Em um mundo onde a supervalorização da magreza é evidente, é comum que homens e mulheres sintam-se infelizes por não terem o "peso ideal". Mas afinal, qual é o peso ideal?
Antes de sair fazendo regimes, dietas e correr pra academia é preciso identificar qual é o seu tipo de corpo, e aí sim você poderá combater as deficiências reais de forma correta. Na teoria, existem três biótipos (o tipo de corpo definido pela nossa genética):
Endomorfo: conhecido como o corpo tipo maçã, tem facilidade para ganhar músculos e acumular gordura, especialmente no abdome e nas costas.
Mesomorfo: a silhueta lembra o formato de uma pera, com quadris geralmente mais largos que os ombros. Pessoas de biótipo mesomorfo costumam sofrer para aumentar a massa magra e eliminar excessos nos quadris, coxas e bumbum.
Ectomorfo: apesar de longilíneo e com baixo índice de massa gorda, pessoas com este biótipo têm dificuldade para conquistar massa muscular e eliminar a barriguinha.
Partindo deste princípio, é possível compreender que uma pessoa de biótipo mesomorfo, com músculos e ossos mais pesados, jamais poderá conquistar a silhueta de um ectomorfo, magrinho e de esqueleto leve, por exemplo.
Além desse fato, os genes também determinam a capacidade de consumo de oxigênio e queima de gordura, o que explica porque duas pessoas de idade, peso e altura semelhantes podem ter tipos físicos bem diferentes, mesmo seguindo a mesma dieta e rotina de exercícios.
É impossível e desumano analisar a beleza de uma pessoa apenas por suas formas. Assim como cada pessoa tem sua personalidade bem definida, cada corpo tem também suas particularidades.
Então não enlouqueça com a balança e os números de calorias: aprenda a amar seu corpo e cuidar dele como se fosse um templo, sem seguir padrões de beleza inalcançáveis, apenas procurando seu bem estar físico e mental.
Imagem: reprodução.