Quando você é o chefe
12/06/2012 • Por Time Jequiti
Muitas pessoas passam toda sua carreira desejando alcançar a posição de liderança de uma equipe, mas, ao chegar lá, sentem aquele friozinho na barriga e um pouco de insegurança. Se você está assumindo a liderança pela primeira vez e está passando por isso, confira algumas dicas para reassegurar sua confiança e gerenciar com tranquilidade.
Saiba ouvir: tanto seus subordinados quanto seus superiores, você captará informações valiosas sobre toda a equipe.
Satisfaça expectativas: nunca prometa algo que você não pode cumprir e esteja preparado para lidar com conflitos de expectativas. A expectativa deve ser menor ou igual à experiência do funcionário.
Conheça seus subordinados: o bom líder tem que ter sensibilidade para passar da melhor maneira uma determinada tarefa para seu subordinado. Entender o outro é uma característica de um chefe preparado para ocupar o cargo de gestor e serve para a vida de uma maneira geral.
Motive: saiba como encorajar e motivar sua equipe e não se acomode na posição de líder. Uma equipe motivada da maneira correta rende mais e tem melhores resultados.
Aprenda a criticar: as críticas são necessárias para o desenvolvimento do profissional, mas jamais devem ser feitas na frente de outras pessoas. Inverta o paradigma da crítica e procure sempre apresentar um retorno positivo quando possível, fazendo elogios às competências de seu funcionário. Destaque os pontos positivos e mostre claramente o que está bom em seu trabalho, assim, na hora de criticar, o subordinado irá encarar de uma maneira construtiva, e não negativa.
Estar nesta posição é um desafio constante, mas com compreensão e alguns cuidados é possível gerenciar sua equipe de maneira plena e motivadora, seja você o gestor de uma pequena organização ou de uma empresa de grande porte.
Imagem: reprodução.