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Sinais de que sua empresa está no rumo certo

31/07/2012 • Por Time Jequiti

No universo do empreendedorismo, só prospera quem tem atenção redobrada com os assuntos internos de sua empresa.

Observar e seguir alguns indicadores financeiros pode garantir o sucesso de seu negócio, então confira abaixo quais são os principais indicadores de que você e sua empresa estão no rumo certo.

Faturamento: é fundamental acompanhar de perto o fluxo de caixa de seu negócio e gerenciar tanto a lucratividade quanto as despesas. Converse com especialistas em sua área de atuação para saber a porcentagem de lucratividade de seu setor e analisar se é necessário tomar medidas preventivas.

Ticket médio: é o valor médio de venda por cliente ou por negociação. Ao gerenciar o ticket médio e manter um número de histórico, é possível identificar se você está vendendo menos ou se o número de clientes diminuiu.

Lucratividade: este indicador define o percentual da venda que ficará de lucro para a empresa, e é um dos maiores aliados de seu negócio. Outro ponto importante é a margem bruta de sua empresa, que é o percentual que sobra após pagar os impostos e o custo das mercadorias. Através deste indicador, é possível ter uma visão de qual a margem que se está aplicando sobre os produtos.

Rentabilidade e prazo de retorno: se dividirmos o lucro médio do negócio pelo investimento realizado, teremos a rentabilidade. O cálculo inverso (investimento dividido pelo lucro médio mensal) revela o prazo de retorno, em meses, em que o negócio se pagará. Esses são os referenciais que você tem do lucro com base no investimento feito em seu negócio.

Metas: é essencial ter visão de negócios tanto para o futuro próximo quanto em longo prazo. As metas da empresa devem ter um nível de ousadia, mas também devem ser possíveis. Para realizá-las e ter certeza de que tudo está no caminho certo, é necessário fazer um acompanhamento constante. Indicadores como faturamento e ticket médio devem ser acompanhados diariamente, já a lucratividade e rentabilidade podem ser observadas mensalmente. E não tenha medo de mudar as metas ou os planos se os resultados não estiverem de acordo com o planejamento inicial, pois na prática podem surgir outros pontos que não haviam sido analisados.

 

Imagem: reprodução.