Sobrevivendo ao ar-condicionado
16/04/2012 • Por Time Jequiti
Quem trabalha em escritório costuma passar o dia todo em um ambiente com o ar-condicionado ligado - e sabe que nem sempre é possível desligá-lo.
Esta exposição contínua pode causar alguns incômodos como dores de cabeça, lábios rachados, garganta raspando e até alergias para quem sofre de doenças respiratórias. Contudo, é bem fácil prevenir esses problemas. Siga as nossas dicas para amenizar o efeito do ar-condicionado e ter uma rotina mais saudável.
Hidrate-se: beba muito líquido, principalmente água, assim você hidrata o corpo e compensa o ressecamento causado pelo aparelho.
Respire direito: tente sempre respirar pelo nariz e não pela boca, pois é ele o órgão que filtra e aquece o ar para que este entre no organismo nas condições adequadas.
Cuidado com o nariz: quando sentir as narinas muito ressecadas, pingue um pouco de soro fisiológico ou soluções específicas de cloreto de sódio (encontradas em farmácias) para umedecer a mucosa interna.
Lábios ressecados: aplique um hidratante labial de hora em hora, para evitar rachaduras nos lábios.
Proteja-se: é bom ter sempre um casaquinho ou echarpe no escritório para quando a temperatura cair demais. Os acessórios evitam um choque térmico muito brusco.
Não se esqueça de procurar um médico caso você continue a se sentir muito desconfortável com a exposição ao ar condicionado, mesmo seguindo as dicas para amenizar seus efeitos.
Imagem: reprodução.