Trabalhando em casa
24/04/2012 • Por Time Jequiti
Trabalhar em casa tem se tornado algo muito comum atualmente. Entretanto, é muito mais desafiador e difícil conciliar o lado pessoal e o profissional quando estamos no chamado Home Office, o que pode implicar em improdutividade e frustração.
Se você já trabalha neste esquema ou pretende fazer de sua casa um ambiente de trabalho, separamos algumas dicas para que você não se distraia com os assuntos pessoais enquanto precisa trabalhar.
Organize o ambiente: invista em um espaço propício para o trabalho, com uma cadeira confortável e uma mesa de altura apropriada. Decore este ambiente com coisas que te inspirem e invista em materiais de qualidade.
Planejamento: quando começar o expediente, planeje bem seu dia e todas as tarefas que precisa fazer. Desta forma, você criará um ritmo que facilitará o gerenciamento de seu tempo e rendimento.
Respeite seu expediente: defina horários ou escalas para trabalhar e respeite esse planejamento. Evite desperdiçar tempo com dispersões e assuntos não relativos ao trabalho nestes períodos, que causarão o atraso na sua agenda de trabalho. Gerenciar o tempo é fundamental para ter sucesso.
Fuja do isolamento social: trabalhar em casa pode ser bastante solitário, então usufrua de benefícios como as redes sociais ou trocas de SMS para se conectar às pessoas e sentir-se menos sozinho. Só tome cuidado para que estas atividades não atrapalhem o andamento do serviço.
Analise a situação: trabalhar em casa funciona mesmo para você? Esta situação pode ser desvantajosa para algumas pessoas, então de tempo em tempo avalie se é isto mesmo que você quer para sua vida profissional e se este esquema de trabalho não interfere sua vida pessoal.
Não importa qual seja seu setor de atuação e tipo de trabalho, estas dicas podem ser aproveitadas para otimizar seu tempo e te dar mais perspectiva profissional.
Imagem: reprodução.