Xô, varizes!
14/03/2012 • Por Time Jequiti
Elas podem aparecer discretamente, em diversas partes do corpo, mas com o passar do tempo vão ficando mais aparentes e incomodando mais. Além de atrapalharem esteticamente, as varizes denotam uma má função das veias na região, o que pode trazer problemas de saúde mais sérios.
Se você já está com varizes ou tem predisposição genética para tê-las, converse com um médico para saber exatamente como agir. Enquanto isso, você pode ir colocando em prática algumas medidas preventivas para retardar o aparecimento ou aliviar os sintomas.
Entre em movimento: o sedentarismo favorece o aparecimento de varizes, pois não estimula os músculos da panturrilha e planta dos pés, que funcionam como um segundo coração e bombeiam o sangue de volta para cima. Ficar parado por muito tempo na mesma posição também é prejudicial, então faça pequenas pausas para alongamentos ao longo do dia.
Gravidez: com o aumento da barriga da futura mamãe, ocorre também uma maior compressão das veias dos membros inferiores, elevando a pressão e dilatando as veias. Neste período é fundamental realizar repousos com as pernas elevadas.
Cuidado com o anticoncepcional: mulheres são naturalmente predispostas a terem varizes devido à alta concentração dos hormônios estrógeno e progesterona, mas o uso regular do anticoncepcional, que contém estes hormônios em sua formulação, aumenta o risco de aparecimento das varizes. Se você já sofre com o problema, converse com seu médico para verificar todas as opções disponíveis no mercado e encontrar uma que se encaixe perfeitamente com suas necessidades.
Desça do salto: eles são lindos, mas o uso constante pode causar problemas ortopédicos e favorecer o aparecimento de varizes. Intercale-os com o uso de sapatos com salto mais baixo e, preferencialmente, sempre use saltos grossos.
Regule o peso: o sobrepeso ou a obesidade sobrecarregam os membros inferiores, dificultando o retorno do sangue ao coração.
Evite roupas justas: já percebemos que o maior problema das varizes é a compressão, certo? Portanto, evite usar roupas apertadas demais, que agravarão o problema. A pressão neste caso não é tão grande como nos casos de sobrepeso ou ficar muito tempo sentado, mas é melhor evitar quando possível.
Imagem: reprodução.