Nem demais, nem de menos: Vitamina K
08/11/2011 • Por Time Jequiti
A vitamina K denota um grupo de vitaminas que são necessárias para a modificação de certas proteínas e requeridas para a coagulação sanguínea. Mas, essas não são as únicas informações que você precisa saber sobre ela.
Para que serve? É necessária, principalmente, para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas.
Se eu ingerir demais? Em excesso, pode causar anemia hemolítica e icteríciano latente, hernicterus em crianças devido a efeitos tóxicos sobre a membrana das hemácias.
E de menos? Casos de deficiência de vitamina K não são comuns, porque as quantidades adequadas geralmente são produzidas pelas bactérias intestinais ou obtidas na dieta. Mas, quando acontecem, desenvolvem-se mais frequentemente após tratamento prolongado com antibióticos complementado com uma ingestão comprometida da dieta alimentar e acarretam uma tendência à hemorragia.
Quais são as fontes? A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente no fígado de porco, alface, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como o trigo e a aveia.
Não esqueça de sempre consultar seu médico para saber qual a dieta diária recomendada para você.
Imagem: reprodução.